Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital (SUBTELE).

 

No final de 2023, a Comissão de Saúde aprovou o relatório final da Subcomissão Especial para debater Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital (SUBTELE). A principal conclusão é a de que é necessário melhorar a comunicação eletrônica entre os sistemas informatizados existentes, principalmente entre a área federal e os estados e municípios. Foram identificados 400 sistemas no Datasus, o banco de dados do Sistema Único de Saúde.

O relatório recomenda o investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para superar os desafios estruturais e a necessidade de manter a integridade e confidencialidade dos dados em todo o processo. Somente o Conectsus, que traz dados de usuários do sistema, já acumula mais de 40 milhões de downloads.

Os gestores também mostraram as iniciativas existentes em relação a prontuários eletrônicos e no uso da Inteligência Artificial para otimizar diagnósticos. A tramitação do projeto de lei (PL 5875/13) que cria o cartão do usuário do SUS como parte do esforço de digitalização dos dados.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Sílvia Mugnatto

 

Acesse o link

Subcomissão recomenda avanços para integrar os sistemas informatizados na área de Saúde – Radioagência – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

 

 

 

 

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE