A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais para garantir qualidade e eficácia nos serviços de saúde. Em 2025, a campanha “Abril pela Segurança do Paciente” tem como tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”. O objetivo é promover discussões e ações voltadas à ampliação do acesso do usuário aos serviços de saúde, garantindo um cuidado seguro, equitativo, contínuo, centrado nas necessidades dos pacientes.
A campanha foi estruturada com foco em garantir acesso oportuno e seguro aos serviços de saúde, eliminando barreiras que dificultam ou atrasam o atendimento. As ações também buscam fortalecer a articulação entre os diferentes níveis de atenção, assegurando um cuidado coordenado e contínuo. Além disso, há um esforço em promover a equidade no acesso à saúde, abordando desigualdades sociais e ampliando o acesso universal aos serviços.
No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria MS/GM 529/2013, promove diretrizes, protocolos e estratégias para qualificar o cuidado e prevenir danos evitáveis nos serviços de saúde.
Dessa forma, o Ministério da Saúde convida gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e a sociedade a participarem da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”. O objetivo é um só: garantir estratégias que ampliem o acesso, assegurem a continuidade do cuidado e garantam uma assistência mais segura e equitativa.
Acesse a página da campanha Abril pela Segurança do Paciente
Acesse o link