Estudantes no último ano do ensino médio poderão ter acesso a curso pré-vestibular gratuito. Aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que prevê a oferta gratuita de cursos preparatórios para processos seletivos de ingresso em cursos de graduação (PL 4115/2021) tem foco nos estudantes de escolas públicas.
Dados do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, mostram que a participação de alunos da rede pública no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, tem aumentado significativamente. Em 2024 foram mais de 1 milhão e 600 mil inscritos, um aumento de 480 mil inscrições em comparação a 2023.
O projeto determina que os estados podem firmar convênios com o governo federal para viabilizar a oferta dos cursos e implementar ações de transporte escolar para os estudantes.
Os cursos serão ofertados sem custo para todos os estudantes do último ano ou que tenham concluído o ensino médio, mas vai priorizar o atendimento dos alunos de colégios públicos.
O projeto que cria um curso pré-vestibular público ainda deve ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, antes de seguir para o Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Catarina Lins.
Acesse link