A possível ausência de profissionais de saúde

Os meios de concepção de cursos superiores demonstram que de fato o Curso de Medicina é um dos mais procurados. Também sabemos que a figura do médico generalista é figura difícil nos dias modernos até mesmo Pediatras e Anestesistas são mosca branca no mercado.

Os avanços tecnológicos surpreendem a existência de Faculdades com cursos de medicina aplicados em bonecos e mesmo simuladores de emergências. Mas a análise de conversa com o enfermo a famosa anamnésias smj é um dos pontos importantes da análise e do diagnóstico clínico. Ademais não devemos deixar de preocupar-se com os profissionais de enfermagem, prolifera-se a quantidade de cursos de Enfermagem.

Na prática sabemos as maiores dificuldades destes profissionais de enfermagem, o aprendizado acadêmico é curto e seu estágio probatório ineficiente para a sua experiencia em campo. A quantidade de carga horária existe, mas a incrementação de contato físico com o paciente e até mesmo o procedimento é incipiente e sua ausência prejudica a formação profissional. No estágio há situações de ensinamentos de procedimentos de medicações para um aluno e outros cinco observam a ação. Neste processo de habilitação o maior índice de reprovações nos processos seletivos da aérea de enfermagem é dosagem de medicação, qual seja fazer as contas básicas de adição e subtração.

As demais profissões multidisciplinares, como Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e outros são profissionais necessários, mas o processo é manter o número mínimo possível apenas para atender o sistema e a legislação, assim não há concepção e formação profissional nestas áreas. Acresce-se nesta contextualização a questão de baixos salários e a necessidade de os profissionais elaborar dupla e até mesmo três jornadas de trabalho. Nestas condicionantes inexiste tempo para atualizações e experiencias profissionais que possam aperfeiçoar ainda seus currículos tão importante para o atendimento das atividades de prestação de serviços de saúde.

Desta  forma alimentando o cenário da pandemia do COVID 19 vislumbra se que os profissionais são direcionados para espaços que inexiste a necessidade em detrimento de outros com maior emergência. A situação reflete a desilusão de formar-se na profissão e refletir como valorizada, aliado ao estremo estresse físico e mental, propiciando a erros e judicializações desnecessárias. A fase é visível e o futuro avassalador haverá ausência de profissionais capacitados e a desmotivação de outros para carrear caminho para outras profissões que não seja na área da saúde.

Edison Ferreira da Silva

dredisonfs@uol.com.br

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE