Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Dependência da internet

Dependência da internet

 

Esta questão de Dependência da Internet, fez com que recentemente a Apple pudesse adotar e anunciar que em seus novos dispositivos haverá um processo de conscientização do uso da internet, esta preocupação nos últimos meses não está concentrada somente na Apple e sim Google, Facebook e Twitter que anunciam também situações similares.

Aliás no Facebook já há alertas de quanto tempo utilizamos o aplicativo durante a semana e esta preocupação com uso da internet é uma preocupação mundial. Podemos verificar esta questão na prática e diariamente as pessoas estão mais preocupadas com a internet do que com sua evolução na sociedade, inibindo o contato com familiares e amigos.

Na atualidade há até estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) que demonstra que está dependência está ligada algumas situações patológicas como a ansiedade e depressão. Entendemos que estes alertas feitos pelos aplicativos da rede podem disponibilizar aos seus usuários, quanto tempo gastam com o celular por dia e quantas vezes utilizam o equipamento ao desbloqueá-lo em sua rotina diária. Em São Paulo o Hospital das Clinicas já se utiliza de uma ferramenta através de um questionário com cinco pontos para identificar sinais de dependência da internet.

  1. Você se preocupa demais com a internet?
  2. Precisa aumentar seu tempo conectado para ter a mesma satisfação?
  3. Você tenta várias vezes diminuir o tempo de uso na internet?
  4. Fica irritado ou deprimido quando não consegue se conectar?
  5. Quando o uso da internet é restringido tem variações de humor?
  6. Você permanece conectado mais tempo de que programado?
  7. Já colocou trabalho ou relações familiares/sociais em risco pelo uso da internet?
  8. Já mentiu aos outros sobre quanto tempo ficou online?

Dentro destes levantamentos e segundo pesquisa do Hospital das Clinicas de São Paulo se houver a confirmação de apenas seis destes pontos acima relatados é importante procurar uma ajuda de profissional.

 

Fonte: Dependência Internet – HC – Jornal Estado de São Paulo

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

EFS